SIMULACRO DE INCÊNDIO NO PALÁCIO DA JUSTIÇA DO PORTO
Realizou-se no passado dia 27, o segundo simulacro de incêndio no Palácio da Justiça do Porto, no âmbito das medidas de autoproteção do edifício, com caráter anual obrigatório.
Com a realização do mesmo pretende-se treinar as equipas de emergência para intervenção em cenário real e sensibilizar todos ocupantes do espaço sobre como proceder em situação de emergência.
Paralelamente, pretende-se testar a operacionalidade dos meios técnicos disponíveis, identificar vulnerabilidades e transformá-las em oportunidades de melhoria, num processo de evolução contínua.
O exercício foi desenvolvido pelo Gabinete de Segurança e Saúde no Trabalho da Comarca, representado pela Dra. Isabel Diniz, com a especial colaboração dos Delegados de Segurança do edifício, Filomena Leal e Leonel Silva.
A operação decorreu com sucesso, tendo todos os intervenientes recebido elogios gratificantes por parte das 3 forças operacionais, a saber, Regimento de Bombeiros Sapadores do Porto, Serviços Municipalizados de Proteção Civil do Porto e Polícia de Segurança Pública.
Com a promessa de um novo simulacro no próximo ano, com grau de dificuldade acrescido, foram deixadas sugestões e indicações para que este processo de aprendizagem evolua, de modo a que sejam anuladas ou minimizadas, as perdas humanas, numa situação real.
28 de Junho de 2023