top of page

Tribunal da Relação adota estratégia pioneira de sustentabilidade

e quer ser exemplo nacional

20 de Setembro de 2024

1727168271654.jpg

De olhos postos na neutralidade carbónica da cidade, também o Tribunal da Relação está a dar o seu contributo para que esta meta seja alcançada até 2030. O tratamento de resíduos e a eliminação do plástico foram mudanças estabelecidas no Palácio da Justiça, que, com a implementação de 83 painéis solares no telhado do edifício, também conta com uma nova forma de produzir energia. A estratégia pioneira é, na ótica do vice-presidente da Câmara, Filipe Araújo, "um exemplo" para ser replicado.

ver  publicação completa em "PORTO."

Tribunal da Relação do Porto estabelece parceria com ECOINSIDE para energia "verde"

5 de Dezembro de 2023

Logo Ecoinside_VerdeCinza.png

O projeto traçado pela Ecoinside consiste na instalação de três Unidades para Autoconsumo. As Unidades de Produção para Autoconsumo (UPAC) permitem a mitigação da dependência de energias de origem fóssil e a redução da pegada carbónica do Tribunal.

A "terra tremeu" e população ficou mais sensibilizada para os riscos sísmicos

14 de Novembro de 2023

terra treme.png

Um pouco por todo o país foi assinalado, esta terça-feira, a 11.ª edição do exercício público de sensibilização para o risco sísmico, denominado "A Terra Treme". No caso do Porto, o Serviço Municipal de Proteção Civil, em colaboração com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Simulacro de Incêndio no Palácio da Justiça do Porto

27 de Junho de 2023

1687942039820.jpg

Realizou-se no passado dia 27, o segundo simulacro de incêndio no Palácio da Justiça do Porto.
Este tipo de exercício, encontra-se previsto no âmbito das medidas de autoproteção do edifício, com caráter anual obrigatório.

Ver mais...

Os Direitos Humanos e a Doutrina Social da Igreja

9 de Novembro de 2022

dirietos-humanos-doutrina-social-igreja.jpg

Decorreu no passado dia 4 de Novembro, no Salão Nobre do Tribunal da Relação do Porto, a Conferência subordinada ao tema “OS DIREITOS HUMANOS E A DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA”, a qual teve a organização a cargo da Irmandade das Almas de S. José da Taipas do Porto, do Tribunal da Relação do Porto e da Procuradoria Geral Regional do Porto.

Fotos do evento

Sé Catedral do Porto

Sé Catedral do Porto

A Sé do Porto é um edifício de estrutura romano-gótica, dos séc. XII e XIII, tendo sofrido grandes remodelações no período barroco (séc. XVII-XVIII). No interior conserva ainda o aspecto de uma igreja-fortaleza, com ameias. É de destacar a bela rosácea (séc. XII) e a loggia ou galilé lateral (1736), obra de Nicolau Nasoni, voltada para a cidade.

Ponte Luís I

Ponte Luís I

Arquitetura de transportes e comunicações, do séc. XIX. Ponte de ferro, de circulação rodoviária, ferroviária e pedonal, composta por dois tabuleiros metálicos, sustentados por um grande arco de ferro e cinco pilares.

Mosteiro da Serra do Pilar

Mosteiro da Serra do Pilar

O Mosteiro da Serra do Pilar foi criado após a reforma da Ordem dos Agostinianos, quando os monges do mosteiro de Grijó foram transferidos para a nova localização. Inicia-se em 1537 a construção deste novo mosteiro, que apresenta planta composta pela igreja, de planta circular, da capela-mor, de planta retangular, e do claustro, também de planta circular, todos dispostos sequencialmente.

Livraria Lello

Livraria Lello

A Livraria Lello é uma Livraria do seu tempo desde 1906. Transporta consigo mais de um século de história e de estórias, embebido no espaço arquitetónico e também no saber livreiro que moldam experiência de quem a visita e de quem a lê.

Palácio da Bolsa

Palácio da Bolsa

O Palácio da Bolsa, sede e propriedade da Associação Comercial do Porto, é um edifício de estilo neoclássico, que começou a ser construído a 6 de Outubro de 1842 , data solene de colocação da primeira pedra, dado o encerramento da Casa da Bolsa do Comércio que obrigou os comerciantes portugueses a discutirem os seus negócios em pleno ar livre.

Cais da Ribeira

Cais da Ribeira

Igrejas e Museu de São Francisco do Porto

Igrejas e Museu de São Francisco do Porto

Arquitectura religiosa, gótica e barroca. Igreja conventual em gótico mendicante com planta em cruz latina, 3 naves escalonadas de 4 tramos, definidos por arcos quebrados sobre pilares cruciformes, cobertas em madeira, transepto saliente e cabeceira tripla de planta poligonal e abóbada de nervuras também escalonada, interiormente revestida a talha joanina rocaille, com particular destaque para o arco cruzeiro, transepto e capela-mor.

Igrejas do Carmo e Carmelitas

Igrejas do Carmo e Carmelitas

Estação de São Bento

Estação de São Bento

Localizada no antigo Largo da Feira de São Bento, junto à Muralha Fernandina, a construção da estação obrigou à demolição do quinhentista Convento de São Bento de Ave-Maria e deu início a novas dinâmicas na configuração do Centro Histórico do Porto. Encomenda da Companhia dos Caminhos de Ferro do Estado, o edifício veio substituir as instalações provisórias para passageiros, em madeira, inauguradas em 7 de novembro de 1896.

Caves do Vinho do Porto

Caves do Vinho do Porto

Casa da Música

Casa da Música

Em 1998, as cidades do Porto e de Roterdão são escolhidas como Capitais Europeias da Cultura para 2001. Feito o anúncio, põe-se em marcha um processo longo e complexo de gestão de meios, criação de programas artísticos, sociais e educativos sob a responsabilidade da recém-criada Porto 2001, S.A. Entre outras iniciativas, é lançada a promissora ideia da Casa da Música: um edifício de características únicas onde a Música teria uma residência.

Avenida dos Aliados

Avenida dos Aliados

Esta avenida homenageia os países Aliados da Primeira Guerra Mundial. O projeto de construção da avenida arrancou a 1 de fevereiro de 1916. No local havia um conjunto de ruas curtas e vielas a que chamavam "os lavadouros". Para além disso, tinha duas ruas principais muito movimentadas, paralelas, entre a esquina de Sampaio Bruno e o largo da Trindade: a rua de D. Pedro e a do Laranjal.

Museu Militar do Porto

Museu Militar do Porto

O Museu Militar do Porto promove a valorização, o enriquecimento e a exposição do património histórico-militar a si atribuído.

museu nacional soares dos reis

museu nacional soares dos reis

O Museu Nacional Soares dos Reis tem origem no Museu de Pinturas e Estampas e outros objetos de Belas Artes, criado em 1833 por D. Pedro IV de Portugal, primeiro Imperador do Brasil, para salvaguarda dos bens sequestrados aos absolutistas e conventos abandonados na guerra civil (1832-34).

Casa do Infante

Casa do Infante

Construída em 1325, a Casa do Infante é assim designada por aí ter presumidamente nascido D. Henrique, o Navegador. O edifício, dos mais antigos da cidade, terá sido também o maior em dimensão, sobretudo pelas duas torres mandadas construir no século XIV, há muito desaparecidas. O monumento nacional foi servindo diferentes propósitos ao longo dos tempos, como residência para visitas oficiais da casa real, a antiga Alfândega da cidade e Casa da Moeda, que aí tiveram os seus serviços instalados...

Foz do Rio Douro e Praias

Foz do Rio Douro e Praias

Museu do Carro Elétrico

Museu do Carro Elétrico

Fundado em 1992 com o objetivo de preservar e divulgar uma vasta coleção de carros elétricos, atrelados e veículos de mercadorias de inegável valor patrimonial.

Café Majestic

Café Majestic

As origens do Majestic remontam, com efeito, a 17 dezembro de 1921 quando foi constituída, por um conjunto de comerciantes do Porto, a Sociedade por Quotas Café Elite Limitada que, nesse mesmo dia, assina um contrato de aluguer do rés-do-chão do prédio sito na Rua de Stª Catarina nºs 110 ao 116 “destinado à montagem de um café, cervejaria”. Contrato este que teria início a 1 de Junho de 1922.

Palácio de Cristal

Palácio de Cristal

Ouvir Jardins do Palácio de Cristal Instalados no centro do Porto, estes jardins foram projetados pelo berlinense Emil David (1839-1873), no âmbito da construção do próprio edifício do Palácio de Cristal. Atualmente conservam-se ainda do projeto original, o Jardim Emil David na entrada principal, as Avenidas das Tílias e dos Plátanos, o bosque e a conceção das varandas sobre o Douro.

World of Discoveries

World of Discoveries

O World of Discoveries - Interactive Digital Exhibition, é um espaço que reconstrói a fantástica odisseia dos navegadores portugueses, que cruzaram oceanos à descoberta de um mundo desconhecido.

Rua das Flores

Rua das Flores

Rua de Santa Catarina

Rua de Santa Catarina

Casa de Serralves

Casa de Serralves

Visitar a Casa de Serralves é fazer uma viagem no tempo: este exemplar único da arquitetura Art Déco remonta aos anos 30 do século XX. Com grande rigor decorativo e qualidade de materiais, a Casa teve a intervenção de nomes significativos da época como Marques da Silva, Charles Siclis, Jacques Émile Ruhlmann, René Lalique e Edgar Brandt.

Mercado do Bolhão

Mercado do Bolhão

O Mercado do Bolhão é uma joia do Porto: o edifício, um dos mais emblemáticos da cidade, é património municipal e monumento de interesse público e conserva as memórias e as histórias do grande mercado de frescos, que pulsa no coração da cidade, dos portuenses e de quem o visita. O seu carácter é único e valioso e a sua identidade e história entrelaçam-se, há mais de cem anos, com a identidade e a história da cidade do Porto.

Museu do FC Porto

Museu do FC Porto

Torre dos Clérigos

Torre dos Clérigos

O conjunto arquitetónico Clérigos, classificado Monumento Nacional desde 1910, é pela sua Igreja e pela sua Torre, um dos principais pontos de interesse, e local de visita obrigatória para todos os que visitam a cidade do Porto.

Estádio do Dragão

Estádio do Dragão

O Dragão tem capacidade para 50033 espectadores e é dotado de valências únicas que, enriquecidas pela colocação de espaços verdes e pela reestruturação das vias anexas ao complexo desportivo, residencial e comercial, materializam uma nova centralidade no Porto. O Dragão afirma-se como ponto de referência desportivo e cultural da cidade e da região.

bottom of page