top of page

Cerimónias e Eventos 2024-2025

Tomada de Posse 2024 
Tribunal da Relação do Porto, 5 de Setembro de 2024

No passado dia 5 de Setembro de 2024, realizou-se a tomada de posse dos novos juizes desembargadores, movimentados para esta Relação no âmbito do Movimento Judicial Ordinário de 2024.
A cerimónia teve lugar no Salão Nobre do Tribunal da Relação do Porto e contou com as intervenções do Exmo. Presidente do Tribunal da Relação do Porto, José Igreja Matos e da Exma. Senhora Juiz Desembargadora, Carla Fraga Torres.

Tomada Posse 2024
  • Facebook
  • Twitter
  • Grey Pinterest Ícone
  • LinkedIn
  • Whatsapp
2 TEDH Saúde

Lançamento do Livro "O TEDH e a Saúde"
Tribunal da Relação do Porto, 19 de Setembro de 2024

Realizou-se no passado dia 19 de Setembro o lançamento do livro “O TEDH e a Saúde”, que teve lugar no salão nobre do Tribunal da Relação do Porto.

folha de sala

Tribunal da Relação adota estratégia pioneira de sustentabilidade e quer ser exemplo nacional
Tribunal da Relação do Porto, 20 de Setembro de 2024

De olhos postos na neutralidade carbónica da cidade, também o Tribunal da Relação está a dar o seu contributo para que esta meta seja alcançada até 2030. O tratamento de resíduos e a eliminação do plástico foram mudanças estabelecidas no Palácio da Justiça, que, com a implementação de 83 painéis solares no telhado do edifício, também conta com uma nova forma de produzir energia.

3 Paines CMP
4 Reims

Primeira visita de uma delegação do Tribunal de Reims
Tribunal da Relação do Porto, 26 de Setembro de 2024

Na sequência do protocolo de geminação entre o Tribunal da Relação do Porto e o Tribunal de Apelação de Reims - iniciativa pioneira em Portugal-, teve lugar a primeira visita de uma delegação de magistrados, juízes e procuradores, de advogados e da responsável dos recursos humanos do Tribunal de Reims. 
Para além de reuniões de trabalho, a delegação francesa visitou as instalações do Palácio da Justiça do Porto, incluindo o Museu do Conflito, para além das sedes locais da GNR e da Policia Judiciária. Foi possível delimitar um protocolo de cooperação entre as os conselhos regionais de Advogados das duas cidades em ordem melhor ajudar juridicamente os imigrantes portugueses da região da Reims, e os seus descendentes, designadamente em matéria de partilhas e registo de imóveis sitos em Portugal. 
A parceria em apreço irá continuar designadamente com o aprofundamento da troca de experiências nas áreas cíveis e criminais.

 

5 Livro Org Sist Jud

Apresentação do livro "ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA JUDICIÁRIO E JURISDIÇÃO"
Tribunal da Relação do Porto, 9 de Outubro de 2024

Decorreu no passado dia 9 de Outubro, às 17h, no Salão Nobre do Tribunal da Relação do Porto, uma palestra subordinada ao tema “Estado de Direito” e à apresentação do livro “Organização do Sistema Judicial e Jurisdição”, da autoria do Exmo. Senhor Juiz Conselheiro Nuno Coelho.

 

Apresentação do livro "CEM POEMAS"
Tribunal da Relação do Porto, 7 de Novembro de 2024

Realizou-se no passado dia 7 de Novembro, no Salão Nobre do Tribunal da Relação do Porto, a apresentação do livro "Cem Poemas", da autoria do Exmo. Senhor Juiz Desembargador José Eusébio Almeida.

 

6 cem poemas

VIII Encontro Nacional de Juízes Estaduais Brasileiros
São Paulo, 14 a 16 de Novembro de 2024

O Presidente do Tribunal da Relação do Porto, José Igreja Matos, será  um dos palestrantes no VIII Encontro Nacional de Juízes Estaduais Brasileiros que se realiza em São Paulo, Brasil.
O evento decorre de 14 a 16 de novembro no Memorial da América Latina, contando com a presença estimada de cerca de 1500 juízes provindos de todo o território brasileiro.
Único orador estrangeiro, o Presidente do Tribunal da Relação do Porto tem como tema da sua palestra: As tecnologias digitais e os tribunais: um olhar europeu.
Além desta intervenção, José Igreja Matos proferiu uma conferência  na Escola Paulista da Magistratura no passado dia 12 de novembro tendo ainda efetuado uma visita protocolar ao seu homólogo, Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Fernando António Torres Garcia, o maior Tribunal da Relação do mundo em volume processual.

7 VIII Encontro Nacional

Conferência - Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres
Tribunal da Relação do Porto, 25 de Novembro de 2024

Realizou-se no passado dia 25 de Novembro, no Salão Nobre do Tribunal da Relação do Porto, uma conferência que assinala o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres.

 

8 elliminacao violencia

Concerto de Natal
Tribunal da Relação do Porto, 11 de Dezembro de 2024

Realizou-se no passado dia 11 de Dezembro, no Salão Nobre do Tribunal da Relação do Porto, o concerto de Natal, que contou com a atuação do Ensemble de Cordas da Orquestra Clássica do Centro e da Soprano Marina Pacheco.

 

9 concerto natal

Evocação da marcha "1000 Robes March" e inauguração da exposição "Artexhibition & ANAFA"
Tribunal da Relação do Porto, 17 de Janeiro de 2025

Teve lugar no Salão Nobre do Tribunal da Relação do Porto, a cerimónia de evocação da marcha "1000 Robes March", que se realizou em Varsóvia a 11 de Janeiro de 2020 e a inauguração da exposição de pintura e fotografia "Artexhibition & ANAFA".

 

10 artexhibition

Os Nossos Desembargadores
Apresentação dos livros "Violência de Género, Mulher e Direito Penal" e "Manual de Liderança Naval"

Tribunal da Relação do Porto, 27 de Fevereiro de 2025

Teve lugar no Salão Nobre do Tribunal da Relação do Porto, a cerimónia de apresentação das obras “Manual de Liderança Naval” e “Violência de Género, Mulher e Direito Penal”, de que são autores, entre outros, o Juiz Militar Contra-Almirante Valentim Rodrigues e do Juiz Desembargador João Pedro Cardoso, respetivamente.
A cerimónia contou ainda com a atuação do Grupo Coral da Justiça.

 

nossos desembargadores

Vídeos do evento
Cortesia JustiçaTV

OS NOSSOS DESEMBARGADORES

José Igreja Matos - https://justicatv.com/flv/mgtsDuwxrppDjeaSFx2VeoghE.mp4 

Valentim Rodrigues - https://justicatv.com/flv/7hLgZoJKim8j7qPzCqSGZYiAy.mp4 

João Pedro Cardoso - https://justicatv.com/flv/fmbE6m5BmszuBB8HUpnw7MRD6.mp4

Grupo Coral da Justiça - https://justicatv.com/flv/FHFaGAUrgtuBIGUfHBzGeUKC7.mp4

 

Discursos do evento

José Igreja Matos - discurso
 

formação OJ Juízes

FORMAÇÃO - O papel dos juízes e oficiais de justiça na jurisdição administrativa do Estado
Tribunal da Relação do Porto, 6 e 7 de Março de 2025

Com a organização da Direção-Geral de Administração da Justiça, entidade anfitriã, decorreu nos dia 6 e 7 de março de 2025 uma formação sob o tema "O Papel dos juízes e oficiais de justiça da jurisdição administrativa no Estado".
Contando com cerca de 50 participantes de dezanove países europeus, o evento decorreu nas instalações do Tribunal da Relação do Porto.

 

IA Juizes

CONFERÊNCIA
Inteligência Artificial e/ou Juízes

Tribunal da Relação do Porto, 14 de Março de 2025

Realizou-se no passado dia 14 de Março, a conferência subordinada ao tema "IA e/ou Juizes".
O evento decorreu no Salão Nobre do Tribunal da Relação do Porto e contou com a intervenção dos Senhores Desembargadores José Igreja Matos, António Gomes e Lina Baptista e dos Professores Afonso Seixas Nunes e Luís Filipe Antunes .
O momento musical ficou a cargo do Pianista Marco Figueiredo.

 

Primeiro aniversário do Museu do Conflito e inauguração da exposição O PROCESSO
Tribunal da Relação do Porto, 30 de Abril de 2025

Comemorou-se no passado dia 18 de Abril o primeiro aniversário do Museu do Conflito.
De seguida decorreu a inauguração da exposição O PROCESSO, realizada em parceria com a Faculdade de Belas Artes da UP.
O evento contou com a presença do Exmo. Senhor Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, o Juiz Conselheiro Cura Mariano.

 

Exposição O PROCESSO
De 30 de Abril a 31 de Dezembro 2025

Parceria entre o Tribunal da Relação do Porto e a Faculdade de Belas Artes da UP
Curadoria de DOMINGOS LOUREIRO e coordenação de PATRÍCIA TONEL MONTEIRO

 

o processo

III Encontro Luso-Espanhol
Galiza, 27 e 28 de Junho de 2025

O  III ENCONTRO LUSO-ESPANHOL dos Tribunais da Relação do Porto e de Guimarães e do Tribunal Superior de Justiça da Galiza, da iniciativa conjunta dos respetivos Presidentes,  os Desembargadores José Igreja Matos e António Sobrinho e o Magistrado Judicial  José María Gómez y Díaz-Castroverde, decorreu nos dias 27 e 28 de junho de 2025, na cidade de Corunha, contando com a participação de 48 desembargadores do quadro do Tribunal da Relação do Porto e do Tribunal da Relação de Guimarães.
O evento teve por objetivo fortalecer os laços de cooperação institucional e de amizade entre os juízes dos Tribunais Superiores do norte de Portugal e os seus colegas da Galiza.
Uma identidade cultural que é muito forte – é difícil definir o que nos separa face ao imenso que nos une – explica, sobremaneira, a razão de ser desta iniciativa.
No quadro de uma visita organizada ao tribunal superior sediado na cidade de Corunha, a comitiva portuguesa dos Tribunais da Relação do Porto e de Guimarães conheceu a história do edifício, construído entre 1926 e 1929, de estilo modernista e com forte influência neoclássica, bem como aspetos da organização judiciária da Galiza, em particular neste tribunal superior, tendo  ainda percorrido os diversos pisos do edifício, em grupos guiados e acompanhados pelas funcionárias do pelouro da Comunicação do Tribunal.
Nos discursos protocolares foram sublinhados os excelentes laços de cooperação e estima entre os presidentes dos três tribunais superiores, a importância e o caráter salutar destes encontros, tendo ainda sido sublinhada a importância, a responsabilidade e também a paixão envolvida no trabalho judicial.
José María Gómez y Díaz-Castroverde explicou o funcionamento do seu tribunal, bem como algumas diferenças e similitudes entre as organizações judiciárias espanhola e portuguesa. Referiu, ainda, algumas dificuldades sentidas pelos juízes das três salas (cível/criminal, contencioso administrativo e contencioso laboral), principalmente aquelas que resultam do volume de trabalho dos juízes, agravado pela extensão dos articulados de recurso e alguns dos desafios colocados ao sistema judicial pela utilização gradual da inteligência artificial pelos operadores judiciários, a exigir resposta adequada, revelando-se absolutamente necessária a limitação dos articulados.
Maria Dolores Rivera Frade, presidente da sala de contencioso administrativo do Tribunal Superior de Justiça da Galiza e Fernando Lousada Arochena, juiz da Secção Social, explicaram outros aspetos do trabalho dos juízes da sua jurisdição, assinalando, também, o desenvolvimento do uso das tecnologias de informação, sobretudo, a partir da pandemia COVID-19, com registo áudio e vídeo digital dos julgamentos e a possibilidade de acesso remoto às diligências e aos processos, que são tramitados, exclusivamente, por via eletrónica digital.
Seguiu-se uma visita ao imponente Palácio de María Pita (Paço Municipal da Corunha), construído entre 1904 e 1912, onde teve lugar mais um ato protocolar no respetivo plenário («Sala de Plenos»), decorado com notáveis trabalhos de marcenaria artística.
O convívio social que se seguiu incluiu uma visita guiada à cidade proporcionada pelo município da Corunha e um almoço organizado pela Junta da Galiza, tudo em ambiente de saudável confraternização entre todos os participantes portugueses e galegos, tendo sido perspetivada a realização do próximo encontro em 2026, possivelmente em Aveiro (área do distrito judicial do Porto) e Braga (área do distrito judicial de Guimarães). 
Num contexto internacional marcado por uma crescente conflitualidade, que invadiu o território europeu, o III Encontro Luso-Espanhol entre magistrados judiciais do Norte de Portugal e da Galiza pretendeu marcar a afirmação de uma resposta racional aos desafios que os judiciários enfrentam assente no diálogo, na cooperação e no respeito mútuos.

Fotografias da Autoria de Jorge Langweg

 

III Luso Espanhol
bottom of page